quarta-feira, 11 de março de 2009

QUARESMA



Quaresma
___/___/___
A quarta-feira de cinzas é o começo da Quaresma que é uma das partes do Ano Litúrgico.
Durante o Ano Litúrgico a igreja celebra os acontecimentos da vida de Jesus, que manifestam o amor de Deus para conosco.
Vamos ver então como devemos viver o tempo em que agora estamos: a Quaresma é um período de quarenta dias de caminho para chegarmos a Páscoa. Quando alguém sobe uma montanha cansa-se um pouco, mas chegando lá em cima, sente-se feliz, venceu a subida, a paisagem é linda. Assim durante a Quaresma, os cristãos fazem esforços, rezam mais, fazem penitencia, preparando-se para a grande festa da Páscoa, a Ressurreição de Jesus. E Jesus os ajuda nesta subida, não estão sós.
Como fazer para subir a montanha da Quaresma?
O que nos afasta de Deus é o pecado. Na Quaresma lutamos contra o pecado. Procuramos reparar o mal que fizemos como Zaqueu no Evangelho: para reparar o prejuízo que dera a algumas pessoas restituiu-lhes quatro vezes mais. (Le 19,1-10)
Jesus não cometeu pecados, mas deu o exemplo de penitência. Antes de começar a pregar Ele passou quarenta dias no deserto, quarenta dias de oração e penitência, por isso a Quaresma dura quarenta dias. A igreja, que é guiada por Deus, nos pede para afastarmos do pecado e sermos como Jesus. Para isso é preciso rezar mais, fazer penitencia.
Os verdadeiros cristãos fazem penitencia pelos se recusam a fazê-la, rezam mais, lutam contra seus defeitos, seus pecados, privam-se de divertimentos, renunciam a comprar coisas fúteis, comem menos, fazem jejum, partilham mais. Tudo isto na alegria, pois quanto mais amam Jesus, mais fazem penitencia, mais são alegres. Alegres porque se aproximam de Jesus, ajudam os outros a se encontrar com Ele e se preparam melhor para a Páscoa.
Vamos pensar em fazer uma penitencia nesta Quaresma?







Nenhum comentário: